
Sonia Guajajara
Mais sobre o palestrante
Uma das vozes mais potentes do Brasil.
Sônia Guajajara é uma das vozes mais potentes do Brasil quando o tema é diversidade, meio ambiente, direitos humanos e liderança com propósito. Reconhecida internacionalmente, é ativista, política, educadora e liderança indígena do povo Guajajara/Tentehar, da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. Sua trajetória inspira empresas e organizações a refletirem sobre sustentabilidade, inclusão e responsabilidade socioambiental com profundidade e urgência.
Formada em Letras e Enfermagem, com pós-graduação em Educação Especial, Sônia iniciou sua militância ainda jovem, e rapidamente passou a ocupar espaços de destaque no cenário nacional e internacional. Com presença constante em conferências globais do clima, como as COPs da ONU, e no Parlamento Europeu, tornou-se referência mundial na luta pelos direitos dos povos originários e pela proteção das florestas tropicais.
Foi a primeira indígena a compor uma chapa presidencial no Brasil (2018) e atualmente integra a Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), além de fazer parte do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais da ONU.
Sônia recebeu prêmios e homenagens por sua atuação, como a Ordem do Mérito Cultural, a Medalha Honra ao Mérito do Maranhão, o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos e o Prêmio Packard da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).
Como palestrante, leva ao público corporativo reflexões profundas sobre sustentabilidade, ESG, justiça climática, diversidade, cultura indígena e protagonismo feminino, desafiando empresas a repensarem seus modelos de desenvolvimento com base em valores éticos, ambientais e inclusivos. Sua mensagem é transformadora: crescimento e progresso só são possíveis quando caminham lado a lado com respeito, escuta e valorização da pluralidade.
Com uma narrativa autêntica, sensível e firme, Sônia Guajajara é uma escolha inspiradora para eventos que buscam gerar impacto real, engajar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional com propósito.