Sérgio Herz
CEO da Livraria Cultura
São Paulo, SP, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Diretores, CEOs e Grandes EmpresáriosTemas Secundários:
Biografia
De Estagiário a CEO: A Jornada de Transformação Digital no Varejo
Sergio Herz é um nome que carrega o peso e a tradição de uma das maiores marcas de varejo cultural do Brasil, a Livraria Cultura, onde atua como CEO. Sua trajetória é marcada por uma sólida formação, incluindo Administração de Empresas pela FAAP, MBA pela BSP/University of Toronto e um AMD pelo IESE/Universidade de Navarra. Além de sua liderança na empresa familiar, ele contribui ativamente para o futuro do setor como Conselheiro da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico da FECOMERCIO, legitimando sua autoridade nas áreas de varejo, gestão e e-commerce.
A crença central de Sergio é que, para honrar um legado de mais de 70 anos, a única forma é abraçar a mudança e a inovação contínua. Ele entende que a visão empreendedora que fundou a Livraria Cultura em 1947 deve ser a mesma força que a impulsiona na era digital. É essa convicção que o fez transformar uma única loja, com 40 funcionários, em uma rede multicanal com 17 lojas, um e-commerce robusto e cerca de 2 mil colaboradores, provando que a tradição e a modernidade podem, e devem, caminhar juntas.
Sua entrada na Livraria Cultura não foi como um herdeiro, mas sim como um estagiário de 16 anos, em 1987, que começou no estoque. Essa experiência de "chão de loja" deu a ele uma perspectiva única sobre o negócio e o cliente, um diferencial que permeia sua gestão. Quando assumiu o cargo de CEO em 2009, substituiu o pai, Pedro Herz, em um processo de profissionalização doloroso, mas necessário, que ele define como "largar o osso", uma lição real sobre sucessão e governança em empresas familiares.
Em suas palestras, Sergio compartilha o case prático e real da Livraria Cultura, focando em como equilibrar a experiência física da loja com os desafios da concorrência online e a necessidade de criar um relacionamento genuíno e multicanal com o cliente. Ele oferece insights valiosos sobre a gestão sem "frescura" e a importância de ter coragem, resiliência e transparência para liderar equipes em um cenário de rápidas transformações, como a revolução digital.