Xico Graziano
São Paulo, SP, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Agronegócio - EspecialistasTemas Secundários:
Biografia
O Elo entre o Campo e a Cidade: Xico Graziano, a Voz da Sustentabilidade no Agronegócio
Xico Graziano é um dos maiores especialistas brasileiros na interseção entre Agronegócio e Meio Ambiente. Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Economia Agrária e Doutorado em Administração, ele possui uma sólida base acadêmica construída como professor da UNESP. Sua trajetória é marcada por uma transição bem-sucedida entre a gestão pública — onde foi Secretário do Meio Ambiente e da Agricultura de São Paulo e Presidente do INCRA — e a consultoria estratégica para o setor privado.
O que Xico Graziano defende é a visão agroambiental, acreditando que o desenvolvimento sustentável é o único caminho para a competitividade do Brasil no futuro. Ele trabalha para desmistificar a relação entre produção e preservação, conectando os avanços tecnológicos do campo à qualidade de vida na cidade. Como articulista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista da TV Terra Viva/Band, ele utiliza sua habilidade de comunicação para traduzir temas complexos de marketing de agronegócios e certificação socioambiental para o grande público.
Com oito livros publicados, Graziano é uma autoridade intelectual que aborda desde a questão agrária até a democracia digital. Sua atuação como sócio-diretor da e-Politics Graziano demonstra sua preocupação com o posicionamento digital e a transparência na política e nos negócios. Ele atua como consultor de confiança para entidades civis e empresas que buscam implementar práticas de Sustentabilidade reais, unindo a eficiência administrativa ao respeito ecológico.
Atualmente, Xico Graziano é um conferencista requisitado para falar sobre o futuro do país e o papel do agronegócio na economia global. Suas palestras oferecem uma visão estratégica sobre administração de negócios e capacitação, sempre pautadas pela ética e pelo conhecimento profundo da terra brasileira. Ao contratá-lo, sua empresa garante o acesso a um líder que entende a política, a economia e a ciência por trás de cada grão produzido no país.