Vanessa de Oliveira
Maceió, AL, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Diversidade, Equidade e Inclusão SocialTemas Secundários:
Biografia
Falar sobre diversidade é também falar sobre coragem, amor e pertencimento.
Vanessa de Oliveira é lésbica, casada, pessoa com deficiência (cadeirante) e tem 32 anos. Ela atua como criadora de conteúdo digital, especialmente nas redes sociais, onde traz suas vivências pessoais, sua rotina, para alertar, conscientizar e expor os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência.
Vanessa acredita fortemente na importância da visibilidade plural: de que ser PCD não deve limitar aspirações, relacionamentos ou participação social. Defende a luta contra o capacitismo — o preconceito e a discriminação sofridos por pessoas com deficiência — e também a representatividade LGBTQIA+, especialmente das mulheres lésbicas com deficiência, que muitas vezes são “invisibilizadas”.
Além disso, Vanessa já trabalhou como social media, e utiliza suas redes como plataforma educativa, com textos explicativos, reflexões pessoais e conteúdo motivacional. Ela fala sobre sua experiência de vida, os impactos emocionais, as barreiras institucionais e culturais, e também os momentos de superação — inclusive a terapia tem papel fundamental na sua trajetória.
Nas suas palestras, Vanessa compartilha relatos pessoais que inspiram empatia e ação, fala sobre diversidade, equidade e inclusão social; sobre como vencer desafios cotidianos e de autoestima; sobre liderança pessoal, propósito e superação. Seu público recebe não só uma reflexão, mas também ferramentas de conscientização — seja para organizações que querem se tornar mais inclusivas, seja para pessoas que buscam inspiração para seus próprios caminhos.