
Thiago de Aragão
Washington, EUA
A consultar
Tema Principal:
PolíticaTemas Secundários:
Biografia
Já assessorou mais de 100 empresas, agências de rating e fundos de investimento nos EUA, Reino Unido, Ásia e América Latina
Thiago de Aragão é especialista em relações públicas, geopolítica e dinâmica China-América Latina. É mestre em Política Global pela Johns Hopkins School of Advanced International Studies (SAIS). É CEO da Arko International / Arko Advice, empresa de relações públicas e assessoria política que atua em estratégia, riscos e advocacy para clientes interessados no panorama latino-americano.
Thiago acredita que a compreensão das redes de poder político e dos vetores geoestratégicos é essencial para quem quer atuar de forma sustentável e segura num mundo volátil. Em sua visão, a interdependência entre China e América Latina traz oportunidades e riscos que exigem discernimento: não basta entender a lei, é preciso decodificar as influências invisíveis por trás das decisões.
Ele já assessorou mais de 100 empresas, agências de rating e fundos de investimento nos EUA, Reino Unido, Ásia e América Latina, orientando sobre riscos regulatórios, posicionamento institucional e governança geopolítica. Além disso, é afiliado sênior ao CSIS (Center for Strategic and International Studies) como non-resident expert, adjunct professor em Relações China-LatAm na Marymount University e senior fellow no Institute of the Americas. Ele é colunista em veículos brasileiros e publicou artigos sobre Brasil, China e América Latina em fóruns internacionais. Em 2021, testemunhou perante o Congresso dos EUA sobre a estratégia chinesa na América Latina.
Em suas apresentações corporativas, Thiago aborda cenários globais e regionais, expondo como políticas externas, disputas tecnológicas e fluxos geoeconômicos repercutem nas empresas. Ele explora a relação China-LatAm, disputa EUA-China, redes de influência e risco político, sempre com narrativa estratégica e aplicada ao mundo corporativo. Sua fala ajuda gestores a antecipar tendências, interpretar impactos externos e tomar decisões mais fundamentadas em ambientes instáveis.