René Silva
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Jornalistas em GeralTemas Secundários:
Biografia
Jornalismo comunitário que inspira, conecta e transforma realidades.
Renê Silva é jornalista, ativista social e empresário, conhecido por fundar aos 11 anos o jornal Voz das Comunidades, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Com o Voz, Renê ampliou sua atuação para cobertura jornalística comunitária, produção audiovisual, jornal impresso, aplicativo, site e redes sociais. Ele foi reconhecido em diversas premiações: lista “Next Generation Leaders” da revista Time (2023) eleito um dos 100 negros mais influentes do mundo pelo MIPAD figura entre os jovens mais influentes segundo a Forbes Brasil.
Ele acredita que a comunicação comunitária é uma ferramenta transformadora – que dá voz a quem normalmente não é ouvido. Que mostrar a favela não só pelos ângulos negativos, mas também pelas suas potências culturais, políticas, sociais, é essencial para mudar percepções e promover justiça social.
Além dessas atividades de comunicação e ativismo, Renê também se envolve fortemente em impacto social direto: durante a pandemia, por exemplo, articulou distribuições de refeições, mantimentos e outros insumos para moradores das favelas. Ele já participou de eventos acadêmicos, programas de TV, TEDx, congressos no Brasil e no exterior; fez consultorias; performa ações de captação de recursos; e seu veículo jornalístico alcança reconhecimento nacional e internacional.
Renê ministra palestras nas quais conta sua trajetória de dentro das favelas até se tornar referência nacional e internacional em jornalismo comunitário e ativismo. Ele inspira públicos com relatos que unem comunicação, empatia, poder transformador da narrativa e mobilização social, além de provocar reflexões sobre pertencimento, cidadania e representatividade.