Raquel Virgínia
São Paulo, SP, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Diversidade, Equidade e Inclusão SocialTemas Secundários:
Biografia
Sua atuação parte da ideia de romper barreiras e ampliar espaços de representação na cultura
Raquel Virgínia é cantora, compositora, empresária e professora, indicada duas vezes ao Grammy Latino — sendo a primeira mulher trans a alcançar esse reconhecimento. Nascida e criada na periferia de São Paulo, construiu uma trajetória marcada por inovação cultural e presença constante nos principais espaços da música e do entretenimento brasileiro.
Sua atuação parte da ideia de romper barreiras e ampliar espaços de representação na cultura. Esse posicionamento se reflete tanto na carreira artística quanto no trabalho como empresária, sempre conectando criação, identidade e diversidade de forma direta e prática.
Como cantora, é uma das fundadoras do trio As Baías, responsável por cinco álbuns lançados entre 2015 e 2021 e centenas de shows pelo país. Iniciou recentemente a carreira solo com o single “Las muchachas de Copacabana”, de Chico Buarque. Ao longo da trajetória, concorreu e venceu importantes prêmios da música brasileira e participou de programas de grande alcance na televisão nacional, além de dividir palco com nomes centrais da música brasileira.
Em 2021, fundou a Nhaí!, agência de gestão de cultura da qual é CEO, atuando junto a grandes marcas e instituições do mercado publicitário e de entretenimento. A empresa nasceu durante a pandemia da Covid-19 e se consolidou propondo relações mais legítimas entre marcas, cultura e diversidade.