Paulo Blikstein
Nova York, EUA
A consultar
Tema Principal:
Educação - Educadores - AprendizagemBiografia
Inovação e equidade na educação por meio da tecnologia e do aprender fazendo
Paulo Blikstein é doutor em Learning Sciences pela Northwestern University (2009), mestre pelo MIT Media Lab e engenheiro formado pela Universidade de São Paulo. Ele é professor associado no Teachers College da Columbia University, diretor do Transformative Learning Technologies Lab, e já foi professor no Graduate School of Education de Stanford.
Ele acredita que a educação precisa ultrapassar a ideia de transmitir conteúdo e sim criar ambientes em que alunos aprendam fazendo — prototipando, investigando, construindo. Para ele, tecnologia educacional, robótica, fabricação digital (makerspaces/fablabs) e análise de dados são ferramentas poderosas, mas só funcionam de verdade se estiverem vinculadas à equidade, inclusão e ao potencial de transformar escolas públicas.
Além disso, Blikstein lidera pesquisas aplicadas em muitos países (Brasil, Tailândia, México, Rússia, entre outros) sobre como tecnologias de baixo custo podem ser integradas ao ensino de ciências, matemática e engenharia. Ele é co-inventor da GoGo Board, foi um dos responsáveis por iniciar o movimento internacional FabLearn / FabLabSchool, possui premiações como o NSF Early Career Award e o Jan Hawkins Early Career Award da AERA.
Em suas palestras, Paulo apresenta de forma clara e envolvente os resultados de pesquisa com tecnologias educacionais, mostrando estudos de caso reais, propostas práticas de implementação de espaços maker/fablabs, análise de impacto por meio de learning analytics, e reflexões sobre justiça social na educação. Ele convida lideranças educacionais, professores e gestores a repensarem o papel da escola diante dos desafios tecnológicos contemporâneos — sempre com um pé na teoria e outro no fazer.