Marina Ganzarolli
São Paulo, SP, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Diversidade, Equidade e Inclusão SocialTemas Secundários:
Biografia
Advogada e pesquisadora com atuação prolongada no enfrentamento à violência de gênero e promoção de direitos humanos
Marina Ganzarolli é advogada especializada em Compliance Cultural, Direito da Mulher e da Diversidade, com mais de 15 anos de atuação no atendimento a mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência. É idealizadora e presidente da ONG Me Too Brasil, iniciativa voltada para enfrentar o assédio sexual e violência de gênero, e cofundadora da deFEMde – Rede Feminista de Juristas. Marina é doutoranda e mestre em Sociologia Jurídica pela Faculdade de Direito da USP, conselheira estadual titular e foi presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP.
A partir dessa trajetória jurídica e de impacto social, ela defende com consistência a causa da igualdade de gênero, a proteção legal de mulheres e pessoas LGBTQIA+, e a necessidade de estruturas institucionais que garantam acesso à justiça e à dignidade. Sua prática integra ativismo, pesquisa acadêmica e atuação prática junto a vítimas, reforçando a ideia de que os direitos humanos são pilares para uma sociedade mais justa.
Marina também atua como pesquisadora no Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP e integra comitês como o Elas Lideram 2030 do Pacto Global da ONU. Sua experiência inclui participação em conselhos municipais ligados a criança, adolescente e assistência social, além de consultoria sobre compliance cultural e políticas de equidade.
Em suas palestras, ela aborda temas relacionados ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, justiça de gênero, diversidade e inclusão, destacando a importância de políticas públicas, educação e atuação jurídica para transformar estruturas sociais e proteger grupos vulneráveis.