
Maria da Penha
Fortaleza, CE, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Agosto Lilás (violência contra a mulher)Temas Secundários:
Biografia
Sua história de vida inspirou a criação da Lei Maria da Penha
Maria da Penha é referência mundial na luta pelos direitos das mulheres e símbolo de coragem e transformação social. Farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado pela USP, sua história de vida inspirou a criação da Lei nº 11.340/2006 – conhecida como Lei Maria da Penha, um dos maiores avanços do Brasil no combate à violência doméstica.
Após sobreviver a duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido, que a deixou paraplégica, Maria da Penha transformou sua dor em propósito. Sua trajetória mobilizou organizações internacionais, resultou na condenação do Brasil pela OEA por negligência nos casos de violência contra a mulher, e culminou na mudança da legislação brasileira.
Fundadora do Instituto Maria da Penha (IMP), atua na formação de defensores e defensoras de direitos humanos, desenvolvendo projetos de educação, cidadania e empoderamento feminino em comunidades, empresas, universidades e instituições jurídicas.
Reconhecida nacional e internacionalmente, recebeu prêmios e condecorações como o Mulher de Coragem do Governo Americano, a Ordem de Isabel a Católica do Governo da Espanha e o Prêmio Direitos Humanos, maior honraria do governo brasileiro na área.
Em suas palestras, Maria da Penha inspira pessoas e organizações com mensagens de superação, empoderamento, diversidade, resiliência e mudanças sociais necessárias, trazendo reflexões sobre equidade de gênero, acessibilidade e o papel de cada indivíduo na construção de ambientes mais justos, inclusivos e respeitosos.