Luciano Meira
Recife, PE, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Educação - Educadores - AprendizagemTemas Secundários:
Biografia
Especialista em educação, inovação pedagógica e aprendizagem baseada em ciência
Luciano Meira é Ph.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia em Berkeley, mestre em Psicologia Cognitiva e bacharel em Pedagogia. Professor associado na Universidade Federal de Pernambuco, ele também atua como professor colaborador na Cesar School e no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp. Além disso, é Head de Pedagogia da Proz Educação, Lemann Fellow pela Stanford University e membro de importantes conselhos consultivos como BETT Brasil, Porvir e Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais. Uma trajetória que atravessa universidades de referência, pesquisa aplicada e construção de caminhos educativos no país.
Com esse repertório, Luciano sustenta a ideia de que educação é transformação — especialmente quando atravessada por ciência, propósito e impacto social. Sua formação e atuação conectam pedagogia, psicologia e inovação, o que reforça sua defesa por modelos de ensino capazes de promover desenvolvimento pleno, autonomia e protagonismo em escala. Ele acredita que o futuro da aprendizagem passa por projetos que aproximam conhecimento e vida real.
Ao longo da carreira, Luciano tem contribuído com iniciativas que ampliam o acesso à educação de qualidade e ajudam a moldar o cenário educacional brasileiro. Como sócio efetivo do movimento Todos pela Educação, participa de agendas estratégicas que discutem políticas públicas, formação de professores e melhorias sistêmicas no ensino. Sua atuação universitária e institucional é acompanhada por uma escuta ativa do ecossistema educacional e por uma presença constante em espaços onde inovação e aprendizagem se encontram.
Em suas palestras e encontros formativos, Luciano compartilha reflexões sobre como ensinar, aprender e criar experiências pedagógicas mais humanizadas e eficazes. Com linguagem clara, acessível e fundamentada, ele traz repertório, prática e visão crítica para quem busca pensar o presente e o futuro da educação com responsabilidade e criatividade.