
Haroldo Dutra Dias
Belo Horizonte, MG, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Neurociência - EspecialistasTemas Secundários:
Biografia
Neurocientista, Psicólogo e Juiz de Direito
Haroldo Dutra Dias é Doutorando e Mestre em Neurociências, realizando pesquisas sobre neurobiologia das emoções, saúde mental e bem-estar psíquico. Atualmente investiga depressão e ansiedade, especialmente no ambiente de trabalho e nas escolas.
Palestrante internacional, já proferiu conferências, seminários e palestras em mais de 20 países. É autor de diversos best-sellers como “A Bússola e o Leme”, “Mind” e “Meditação – A arte da Serenidade”, que estiveram em primeiro lugar na Amazon.
Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, há 20 anos, é titular da 3 Vara Empresarial e da Fazenda Pública, onde lidera equipes com mais de 50 pessoas, altamente qualificadas. Professor da Escola Judicial, há 30 anos realiza treinamentos de juízes, servidores e cooperadores, tratando temas como gestão de pessoas, produtividade, habilidades sócio-emocionais, comunicação pacificadora e bem-estar psíquico.
Palestras
Exploramos técnicas de regulação emocional, enfatizando como a capacidade de gerir nossas emoções influencia positivamente nossa qualidade de vida. Destacamos a conexão inseparável entre saúde física e mental, sublinhando como hábitos saudáveis — alimentação balanceada, exercícios regulares, sono reparador — são pilares para uma mente saudável. Por fim, discutimos a criação de um ambiente adequado, um espaço que promova tranquilidade e bem-estar, mostrando como o contexto em que vivemos afeta diretamente nosso estado psíquico.
Esta apresentação oferece um caminho elegante e abrangente para alcançar e manter o bem estar psíquico, combinando conhecimento, prática e um estilo de vida consciente.
Abordaremos as últimas descobertas em neurociência que contribuem para a longevidade, enfatizando práticas saudáveis, prevenção de doenças e como o bem-estar emocional influencia diretamente a nossa expectativa de vida. Exploramos as mais recentes pesquisas, destacando fatores como neuroplasticidade, estresse oxidativo e inflamação, e o impacto sobre o envelhecimento.
Esta palestra aborda intervenções baseadas em evidências capazes de promover a saúde do cérebro, desacelerar o declínio cognitivo e melhorar a qualidade de vida, enfatizando a interconexão entre saúde física, mental e emocional para a longevidade.
Uma jornada pelo entendimento da inteligência espiritual sob a ótica da neurociência, explorando como essa dimensão da inteligência molda nossa percepção de mundo, fortalece nossa resiliência emocional e nos conecta com o propósito maior de nossa existência.
Descubra como a espiritualidade e a busca por significado e sentido impactam nossa capacidade de enfrentar desafios e encontrar satisfação, e como valores e crenças profundas influenciam nossa percepção de mundo e resiliência.
Descubra o caminho para uma vida emocionalmente equilibrada, aprofundando-se na inteligência emocional como ferramenta chave para compreender e gerir suas emoções e as dos outros.
Esta palestra desvenda como aprimorar a autoconsciência, a autogestão, a empatia e as habilidades sociais, para transformar desafios em oportunidades, promovendo relações mais fortes e uma vida pessoal e profissional mais satisfatória. Apresentamos estratégias de regulação emocional, especialmente em situações de estresse e conflitos
Discutiremos como a neurociência pode oferecer soluções para modificar comportamentos e promover mudanças positivas em nossa vida e sociedade.
Esta palestra foca em desvendar os padrões que guiam nossos comportamentos e como podemos direcioná-los para alcançar metas pessoais e profissionais, utilizando abordagens eficazes para promover mudanças sustentáveis.
Falaremos sobre estratégias para adotar rotinas benéficas e eliminar práticas nocivas, com dicas práticas para fazer ajustes duradouros que promovem saúde e bem-estar.
Nesta palestra, revelamos como os hábitos são formados e mantidos pelo cérebro, e oferecemos estratégias baseadas em evidências para criar novos hábitos saudáveis e abandonar os prejudiciais, utilizando princípios de neuroplasticidade para substituir hábitos indesejáveis por práticas mais benéficas e duradouras, baseando-se em estudos de caso e pesquisas aplicadas.
Esta palestra oferece ferramentas para aprimorar a habilidade de ouvir, expressar-se com clareza e alcançar entendimentos mútuos, enfatizando a importância da empatia e do respeito nas interações.
Esta palestra oferece ferramentas para melhorar relações pessoais e profissionais, promovendo compreensão mútua e respeito. Discutiremos como a comunicação pacificadora influencia o sistema nervoso, reduzindo a resposta ao estresse e promovendo conexões mais profundas.
Abordaremos como priorizar o que realmente importa pode transformar nossa relação com o trabalho e o tempo, baseando-nos em princípios neurocientíficos para uma vida mais focada e menos sobrecarregada.
Exploraremos como priorizar tarefas e compromissos pode não apenas reduzir o estresse, mas também aumentar a realização e a satisfação, apresentando métodos para simplificar a vida profissional e pessoal.
Esta palestra discute como a adoção de uma mentalidade de crescimento pode impulsionar o desenvolvimento pessoal, a aprendizagem e a capacidade de superar adversidades, evidenciando técnicas para cultivar uma mentalidade resiliente e aberta a desafios.
Além disso, oferece insights sobre como a compreensão dos mecanismos cerebrais envolvidos na percepção de ameaças e na regulação emocional pode facilitar a resolução de conflitos, promovendo ambientes mais harmoniosos e relações saudáveis.
Desvende abordagens efetivas para lidar com discordâncias e tensões de maneira produtiva.
Tornou-se comum no ambiente de trabalho a desmotivação, estagnação, conflitos, estresse, ansiedade, “burnout”, e até mesmo assédio. Observa-se igualmente melindres, hiper-reatividade, dificuldade com feedback.
Esses problemas revelam que o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais tornou-se demanda prioritária para indivíduos, empresas e instituições públicas. Essa habilidades envolvem tanto a compreensão das emoções quanto a implementação de estratégias de regulação (equilíbrio) emocional.
Nessa abordagem, apresento os mais recentes conceitos sobre emoções, regulação emocional e interação baseada valores, com base nas neurociências e psicologia. O objetivo é ampliar o vocabulário das emoções, reconhecer os mecanismos humanos de defesa emocional, e abordar estratégias efetivas de regulação emotiva.
A comunicação pacificadora procura corrigir essas distorções educando indivíduos e corporações a se comprometerem com a geração e manutenção de ambientes saudáveis e pacíficos.
Nessa abordagem, apresento: formas de exercitar a escuta (ativa e flutuante), capaz de identificar as necessidades, emoções e interesses envolvidos; modos de treinar a linguagem verbal e não-verbal que assegure conciliação, acordo e cooperação mútua; ensinar técnicas de solução de conflitos, aptas a restabelecer a paz, sinergia, respeito e liderança; promover a assertividade, sensibilidade e racionalidade, objetividade e abordagem comunicativa baseada em resultados.
Ansiedade e depressão são os transtornos mais comuns. Após a Pandemia de Covid19, houve um acréscimo de 25% nesse número. Esses quadros acarretam um grande número de licenças saúde, perda de produtividade, além de dramas pessoais, familiares, escolares e profissionais.
Nessa abordagem, apresento o conceito de bem-estar psíquico, que pode ser atingido quando adotamos ações de prevenção, proteção e promoção de nossa saúde mental, com estratégias simples e eficazes, vencendo o preconceito que paira sobre o tema.
Apresento técnicas simples para o cultivo da Serenidade, compreendida como condicionamento da mente, decorrente do hábito da quietude, contemplação, lucidez e pacificação. Mostro exercícios para fortalecimento do Foco, que representa a capacidade de identificar e cultivar aquilo que é prioridade em nossa vida.
Por fim, baseado no renomado estudo da Universidade de Harvard, apresento o conceito de felicidade legítima, decorrente do fortalecimento de relações humanas sólidas e saudáveis, ancoradas na paz, alegria, bondade, sabedoria, compartilhamento e prosperidade.
No entanto, nenhum de nós sabe exatamente quanto recebeu desse valioso patrimônio assim que nasceu. Sabemos apenas que esse “pacote de tempo é limitado”. Um fato, porém, nos chama a atenção: todos os seres humanos recebem da vida, diariamente, um depósito de 24 horas, que deve ser utilizado de forma livre e responsável.
Não há privilégios nem discriminações, pois todos nós recebemos a mesma quantia. Nessa abordagem, apresento duas grandes reflexões: a) quando não sabemos a direção, compensamos com a quantidade… o remédio para esse mal é incremento do propósito e do significado, ou seja, reservar mais tempo para o que realmente importa – Foco na Prioridade; b) quando o tempo escorre por nossas mãos, é preciso compreender que a melhor maneira de ganhar tempo é parar de perdêlo… isso significa Foco no resultado, ou seja, ações em massa, organizadas em torno de um propósito definido.
Demonstro que Ação Plena é fruto da conquista dessas duas importantes habilidades: Discernimento (Foco na Prioridade) e Organização (Foco no Resultado). Apresento, ainda, uma forma prática e eficaz de organizar a agenda semanal com base nesses conceitos.