Contratar Palestrante
Menu

Biografia

Reconhecido por sua didática profunda e bem-humorada.

Clóvis de Barros Filho se define como um “explicador” e inspira reflexões profundas por onde passa. Atualmente, é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, com mais de 15 anos de experiência em eventos corporativos, impactando equipes de grandes empresas com suas ideias sobre ética, propósito e valores.

Professor Doutor e Livre-Docente pela ECA-USP, Clóvis possui mais de 30 anos de experiência acadêmica e é autor de mais de 35 obras, incluindo os best-sellers “A Vida que Vale a Pena Ser Vivida” e “Epaminondas: o Gato Explicador”. Além disso, é apresentador dos podcasts Inédita Pamonha e #PartiuPensar, reconhecidos entre os Top 50 do Spotify em 2021 e 2022.

Clóvis ministra palestras de maneira inovadora, sem depender de aparatos tecnológicos, confiando em seu poder retórico para transmitir conceitos filosóficos complexos de forma leve e envolvente. Com exemplos do cotidiano e histórias divertidas, ele provoca insights que transformam a percepção sobre liderança, ética, propósito e comportamento humano.

Sua principal palestra, “A Vida que Vale a Pena Ser Vivida”, já foi assistida por centenas de milhares de pessoas em todas as capitais do país, e reflete os princípios que norteiam seu trabalho: inspirar indivíduos e equipes a buscar significado, excelência e impacto positivo dentro e fora do ambiente corporativo.

 

AT0625

Palestras

Diante de nós, sempre apresentam-se de inúmeras possibilidades. Ser humano é ser ético, pois ética é a atividade de escolher a melhor vida a viver. Nesta palestra, ética, felicidade, comprometimento e qualidade são trabalhados num encadeamento de ideias capaz de mover e comover.

O medo do erro, o arrependimento e as sanções são amargos. Quanto ao líder, não decide só a trajetória de si mesmo, mas a de todos os seus subordinados. O medo aumenta, é preciso coragem.

A expectativa em alta promove encontros tediosos e aborrecidos. A insatisfação se traduz em queixume, e a frustração em lamento crônico. Os estóicos nos ensinam a encaixar os golpes de cabeça erguida, evitando lamúrias e fragilidades, capacitando para seguir em frente, trocando a cada passo divagações esperançosas por certezas alegres. Ou tristes.

O que fazemos e como conduzimos nossas relações dentro do grupo implicará no sucesso ou fracasso deste mesmo coletivo. Comprometimento é fundamental à sobrevivência das equipes e da organização, mas o amor é o princípio e o fim de tudo, o que nos move e nos faz enfrentar os reveses da vida. Mas, afinal, o que é o amor? O que amamos quando amamos alguém? É possível realmente amar o trabalho? A palestra pretende investigar essas e outras grandes questões da filosofia.

O líder humilde tem consciência de que não dispõe de todas as competências e habilidades. Sabe que precisa do outro. Por isso o considera incentivando, reconhecendo e perdoando.

O valor do desempenho é sempre relativo aos demais competidores. Competência não basta, é preciso vencer. A vitória é em equipe. A excelência do colega é sempre bem-vinda. Sentimentos negativos a seu respeito só fragilizam.

Para tanto, além das façanhas em vida, carece de morte digna. Por isso abre mão da mera sobrevivência em nome da defesa dos valores mais elevados, sem jamais transigir.

Akrasia é ceder aos apetites de circunstância, deixar-se levar pelas atrações e repulsas do momento. Aquele que se diz fiel aos próprios sentimentos é escravo de suas paixões. Encontra-se à deriva e desperta desconfiança.

Os valores, no entanto, são complexos e por vezes contraditórios. Como resolver a complexidade das escolhas? É o que pretendemos refletir nesta palestra libertadora.

É impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso, no trabalho em equipe é preciso confiar, e fazer valer a confiança em nós. A confiança é o motor do trabalho nas organizações. É uma necessidade e uma responsabilidade. Confie e trabalhe bem.

A vida bem sucedida depende de uma adequada escolha dos princípios e valores que vamos seguir. Ética é justamente a atividade de escolher o melhor caminho entre todos os possíveis.

Em tempos de bonança, tão necessário quanto nas crises. Inovação é criatividade, imaginação. Para inovar, é preciso se conhecer, conhecer o mundo, as virtudes e dificuldades das nossas atividades. Sobretudo, para inovar é preciso confiança e coragem.

Em momentos de dificuldade, é preciso ter conhecimento de nossa liberdade e de nossos limites. No enfrentamento das dificuldades, iniciativa é a diferença entre os sobreviventes e os vencidos.

Coisas e pessoas que a cada milésimo de segundo deixam de ser quem são e se tornam outras. Crises que transformam a maneira com a qual nos relacionamos com o mundo.  Viver é mudar, reconstruir, reinventar.

Da nossa conduta depende a própria sobrevivência do coletivo. Comprometimento é fundamental à sobrevivência das equipes e da organização.

Adaptamos o conteúdo para os formatos digitais, com transmissão ao vivo ou gravado. Algumas ferramentas que usamos: Meet, Teams, Zoom, Youtube, Instagram…

Vídeo de Apresentação