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Celso Vasconcellos

Celso Vasconcellos

Localização:
São Paulo, SP, Brasil
Faixa de preço:
Entre R$ 5-10K

Temas Secundários:

ADICIONAR AO ORÇAMENTO

Biografia

Celso Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP e especialista em planejamento escolar.

Pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, Celso Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.

Ao longo de sua extensa carreira, participou de inúmeros processos de planejamento em escolas. Para ele, existem três medidas básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe.

Como autor, escreveu diversos livros, como “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico”, “Construção do Conhecimento em Sala de Aula” e “Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem”.

 

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Palestras

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com Conhecimento

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium)

A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos

  • Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
  • Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.
  • Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
  • Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
  • Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
  • Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento
  • Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno
  • Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.
  • Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor
  • Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas
  • Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.
  • Planejamento da Atividade de Ensino
  • Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
  • Mobilização para a Aprendizagem
  • Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
  • Ciclos de Formação
  • Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
  • Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
  • Avaliação como Prática de Inclusão
  • Construção da Disciplina em Sala de Aula e na Escola
  • Papel da Coordenação Pedagógica
  • Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
  • Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
  • Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
  • (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola
  • Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
  • Planejamento da Atividade de Ensino
  • Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
  • Mobilização para a Aprendizagem
  • Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
  • Ciclos de Formação
  • Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
  • Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
  • Avaliação como Prática de Inclusão
  • Papel da Coordenação Pedagógica

Vídeo de Apresentação