Carlos Ballarati
São Paulo, SP, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Saúde - EspecialistasTemas Secundários:
Biografia
Inovar na saúde é salvar vidas com inteligência, ciência e propósito.
Carlos Ballarati é médico formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com residência em Clínica Médica e Patologia Clínica pela Unicamp e pela USP. Fez doutorado em Patologia pela USP (título obtido em 2000) e possui MBA em Gestão de Saúde pelo Insper/Hospital Albert Einstein. Ele também ocupou funções de liderança de peso: ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Ele acredita que a inovação aplicada a inovar na saúde é salvar vidas com inteligência, ciência e propósito.ada à saúde deve andar lado a lado com rigor científico, ética e uma gestão que valorize paciente, tecnologia e sustentabilidade. Para ele, democratizar o acesso a diagnósticos precisos e avançados não é só um ideal — é uma urgência, especialmente em um país com desigualdades substanciais no sistema de saúde.
Carlos já atuou como diretor em laboratórios de análises clínicas, como na UN Diagnósticos, e também tem forte atuação como investidor em startups de saúde. Ele é cofundador do Instituto para Inovação em Saúde (I2H), organização que conecta empreendedores, empresas e pesquisadores para impulsionar soluções inovadoras no setor de saúde. Ele também integrou o conselho consultivo da Hilab, reforçando seu papel de ponte entre basicamente ciência, prática clínica e mercado.
Nas suas palestras, Carlos traz temas que unificam ciência, futuro e aplicação prática: inovação em saúde, biologia molecular, tecnologia aplicada à medicina laboratorial, empreendedorismo, criatividade e tendências como big data, inteligência artificial, genômica e nanotecnologia. Ele dialoga tanto com plateias técnicas (profissionais de saúde, pesquisadores, gestores) quanto com públicos que buscam entender como a saúde do futuro será construída — de uma forma inspiradora, mas também realista e aplicável.