Armando Castelar
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Economia, Cenário Nacional e InternacionalBiografia
Acredita na importância de conectar teoria econômica com os desafios institucionais do país.
Armando Castelar é um dos nomes mais respeitados da economia brasileira, com uma trajetória sólida em instituições de peso tanto no setor público quanto no privado. Atualmente, é coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE/FGV) e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, Castelar também é Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, além de mestre em Estatística pelo IMPA e em Administração pela COPPEAD/UFRJ. Sua formação multidisciplinar é acompanhada de uma vasta experiência como pesquisador do IPEA, chefe do Departamento Econômico do BNDES e analista da Gávea Investimentos.
Com uma carreira voltada à compreensão dos rumos da economia brasileira, Castelar acredita na importância de conectar teoria econômica com os desafios institucionais do país. Essa visão tem guiado suas pesquisas sobre instituições financeiras, economia do Judiciário e estratégias de crescimento. Sua participação ativa no debate público por meio de colunas no Valor Econômico e Correio Braziliense reforça esse compromisso com a produção de conhecimento aplicado e acessível.
Além da atuação acadêmica e institucional, Castelar também contribui para o desenvolvimento de políticas econômicas e para a formulação de cenários através de sua atuação em conselhos como o da FIESP e a Comissão de Economia da Febraban. Ele também lecionou em programas de pós-graduação na PUC-Rio e na FGV, e coordenou pesquisas que analisam os impactos da conjuntura econômica nacional e internacional. Sua produção inclui livros e artigos sobre crescimento, mercado de capitais e o papel do Estado na economia.
Ao longo dos anos, sua contribuição para o entendimento dos rumos econômicos do Brasil tem sido consistente, com uma linguagem clara, base técnica sólida e uma leitura crítica das transformações em curso. Castelar é uma das referências quando o tema é conjuntura econômica, sendo capaz de traduzir movimentos complexos da economia global e brasileira para diferentes públicos com clareza e profundidade.