Alexandre Ventura
Brasilia, DF, Brasil
A consultar
Tema Principal:
Educação - Educadores - AprendizagemBiografia
Defende que a educação deve ser continuamente avaliada e aprimorada para que cumpra sua função social de formar cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro.
Alexandre Ventura é Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília e no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro e pela UnB, atua na área desde 1986, tendo exercido funções como docente, gestor escolar, inspetor e pesquisador. Sua experiência inclui cargos públicos de destaque em Portugal, como Subinspetor Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.
Ao longo de sua carreira, defende que a educação deve ser continuamente avaliada e aprimorada para que cumpra sua função social de formar cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro. Para ele, a gestão escolar e a avaliação de professores são ferramentas essenciais para melhorar os resultados de aprendizagem e garantir qualidade no ensino.
Ventura acumula experiências internacionais como Visiting International Scholar no Educational Testing Service (Princeton, EUA) e Professor Visitante da École Supérieure de L’Éducation Nationale (Poitiers, França). Como conferencista, já proferiu palestras em 12 países, além de ser pesquisador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Seus estudos abrangem avaliação institucional, desempenho docente, gestão escolar, formação de professores, indisciplina e bullying.
Em suas palestras, Alexandre Ventura aborda temas como avaliação de desempenho de professores, gestão da diversidade em sala de aula, prevenção do abandono escolar, estratégias para melhorar escolas e aulas, além de métodos eficazes no combate à indisciplina e ao bullying. Seu conteúdo une pesquisa acadêmica, experiência prática e vivência em cargos de liderança educacional, trazendo insights valiosos para profissionais e instituições de ensino.